Busca avançada
Ano de início
Entree


Inibidores de urease e de nitrificação na eficiência de uso de adubos nitrogenados

Texto completo
Autor(es):
Gabriel Barth
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Piracicaba.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
Data de defesa:
Membros da banca:
Godofredo Cesar Vitti; Heitor Cantarella; Elke Jurandy Bran Nogueira Cardoso; Carlos Alberto Silva; Paulo Cesar Ocheuze Trivelin
Orientador: Godofredo Cesar Vitti
Resumo

Nitrogênio é o nutriente mais utilizado mundialmente na agricultura devido promover grandes aumentos de produtividade e de qualidade, porém durante seu uso pode haver perdas de N por lixiviação e volatilização. O uso de inibidores de urease e de nitrificação podem aumentar a eficiência de uso de adubos nitrogenados. Objetivouse: a) estudar doses e fontes de nitrogênio na produção de cana-de-açúcar (Saccharum spp.) colhida sem despalha a fogo e avaliar a resposta desta cultura em aplicação do N na superfície do solo; b) avaliar a eficiência do uso de dicianodiamida em solos de diferentes texturas, com e sem a presença de palha, em estudo de incubação com sulfato de amônio; c) avaliar a eficiência de DCD e DMPP em solos do Brasil e da Alemanha em estudo de incubação e d) avaliar a eficiência de DCD e de NBPT na volatilização de amônia e na taxa de nitrificação de uréia. Houve aumento de produção de colmos de cana-de-açúcar nas doses de 0, 50, 100 e 150 kg ha-1 de N, porém não houve diferença das diferentes fontes nitrogenadas, mesmo havendo redução de volatilização de NH3 da uréia com o uso de NBPT, em torno de 60%. Houve redução da taxa de oxidação de amônio como uso de DCD, com maior eficiência no solo de textura média e, consequentemente menor formação de nitrato. Com a redução da taxa de nitrificação houve uma menor acidificação do solo. Houve redução da população de microrganismos nitritadores com o uso de DCD. O uso de inibidores de nitrificação (DCD e DMPP) retardou o processo de nitrificação em todos os solos (alemão e brasileiros), porém, com uma eficiência bem mais acentuada no solo arenoso. Houve maior eficiência do DCD nos primeiros 10 dias de incubação devido seu maior movimento no solo e no período final de incubação o DMPP foi mais eficiente devido sua menor degradação no solo. O NBPT foi eficiente em reduzir as perdas por volatilização, já o uso de DCD aumentou as perdas de N-NH3 da fonte uréia e diminuiu a eficiência do NBPT quando aplicado em conjunto com este, independente da dose. O DCD foi eficiente em diminuir o processo de nitrificação e não teve influencia na sua eficiência quando foi utilizado em associação com NBPT. (AU)

Processo FAPESP: 05/60694-0 - Adubos nitrogenados com inibidores de urease e de nitrificacao na cultura da cana-de-acucar em sistema de colheita sem despalha a fogo.
Beneficiário:Gabriel Barth
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado