Busca avançada
Ano de início
Entree


Frutos de duas espécies de palmeiras como recurso alimentar para vertebrados no Cerrado Pé-de-Gigante (Santa Rita do Passa Quatro, SP)

Texto completo
Autor(es):
Mariana Morais Vidal
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB)
Data de defesa:
Membros da banca:
Vania Regina Pivello; Marco Aurélio Pizo Ferreira; Leonor Patrícia Cerdeira Morellato
Orientador: Vania Regina Pivello
Resumo

No cerrado, as palmeiras não são muito diversas, no entanto, são abundantes e representam recursos valiosos para a vida silvestre. Foram avaliadas características dos frutos de Syagrus petraea e Attalea geraensis (Arecaceae) como recurso alimentar para vertebrados em cerrado denso no Cerrado Pé-de-Gigante (Santa Rita do Passa Quatro, SP), que incluem sua disponibilidade no tempo e seu conteúdo nutricional. Entre janeiro de 2005 e novembro de 2006, foi realizado um acompanhamento fenológico e feita uma estimativa da abundância de indivíduos adultos das duas espécies de palmeiras estudadas. O teor nutricional dos frutos foi caracterizado quantitativamente, com dosagens de lipídios, açúcares solúveis totais e proteínas solúveis. Além disso, foi feita, por meio de câmeras fotográficas automáticas, a identificação dos vertebrados que possivelmente utilizam os frutos destas palmeiras como recurso alimentar. Foi encontrada uma densidade média de 0,006 indivíduo de A. geraensis por m2 e 0,024 indivíduo de S. petraea por m2. A. geraensis produziu um único fruto durante todo o período de estudo, ao passo que os frutos de S. petraea estiveram disponíveis durante a maior parte do tempo, apesar da sazonalidade bastante acentuada. Os frutos de S. petraea constituem um recurso nutritivo, principalmente o endosperma, que é mais rico que a \"polpa\", contendo principalmente lipídios. Os consumidores dos frutos de S. petraea identificados foram Cyanocorax chrysops (Aves: Corvidae), Didelphis albiventris (Marsupialia: Didelphidae), Micoureus paraguayanus (Marsupialia: Didelphidae) e Cerradomys subflavus (Rodentia: Muridae). (AU)

Processo FAPESP: 03/10154-3 - Palmeiras como especies-chave no cerrado pe-de-gigante, parque estadual de vassununga (santa rita do passa quatro, sp).
Beneficiário:Mariana Morais Vidal
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado