Busca avançada
Ano de início
Entree


Efeito da triiodotironina e do GC-1, um tireomimético seletivo pela isoforma b do receptor de hormônio tireoideano, sobre parâmetros histomorfométricos e biomecânicos do tecido ósseo de roedores adultos.

Texto completo
Autor(es):
Cristiane Cabral Costa
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Cecilia Helena de Azevedo Gouveia Ferreira; Sílvia de Campos Boldrini; Keico Okino Nonaka
Orientador: Cecilia Helena de Azevedo Gouveia Ferreira
Resumo

Ratas adultas foram tratadas com 2.5, 5, 10, 20 e 40x a dose fisiológica de triiodotironina (T3) por 10 semanas. Houve redução, dose-dependente, da massa óssea, volume e espessura trabecular (Tb.Th), e espessura de osso cortical. Até a dose de 10xT3, houve aumento na taxa de formação óssea (BFR). Doses maiores de T3 reduziram a BFR, e a reabsorção óssea. Esses dados mostram que, até um certo grau de tireotoxicose, a osteopenia é resultado de aumento da formação e reabsorção ósseas, com predomínio da última. Em graus mais elevados, a osteopenia é causada por redução no remodelamento ósseo, com predomínio da atividade reabsortiva. Em seguida, comparamos os efeitos do T3 e GC-1, um tireomimético seletivo pelo receptor b de T3 (TRb), no osso de camundongos fêmeas adultas. Na tíbia, o T3 reduziu a resistência, rigidez e resiliência, enquanto o GC-1 aumentou esses parâmetros e a Tb.Th, o que mostra que o GC-1 melhora a qualidade óssea. Considerando-se a seletividade do GC-1 pelo TRb, esses achados sugerem que o TRb medeia predominantemente ações positivas do T3 no osso. (AU)

Processo FAPESP: 06/52982-8 - Efeito do hormônio tiroideano e do seu análogo seletivo pelo TRbeta, o CG-1, sobre parâmetros histomorfométricos do tecido ósseo de ratas Wistar adultas
Beneficiário:Cristiane Cabral Costa
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado