Busca avançada
Ano de início
Entree


Influência das HSPs (heat shock proteins) e do mTORC-1 (mammalian target of rapamycin complex 1) na regeneração de músculos esqueléticos.

Texto completo
Autor(es):
Talita Cristiane Conte
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Elen Haruka Miyabara; Marcelo Saldanha Aoki; Anna Raquel Silveira Gomes
Orientador: Elen Haruka Miyabara
Resumo

O objetivo deste trabalho foi contribuir para o melhor entendimento dos mecanismos intracelulares envolvidos na regeneração muscular esquelética, através do estudo da influência das proteínas de choque térmico (HSPs) e do mTORC1 (mammalian target of rapamycin complex 1) no processo regenerativo muscular. O tratamento com radicicol (indutor de HSPs) em músculos lesados induziu aumento da área de secção transversal das fibras musculares em 10 e 21 dias após lesão e aumento do número de células satélites e de fibras musculares em diferenciação em 1 e 10 dias após lesão, respectivamente, quando comparado aos seus respectivos controles apenas lesados. O tratamento com rapamicina (inibidor de mTORC1) em músculos lesados induziu uma diminuição maior da área de secção transversal das fibras musculares em 10 e 21 dias após lesão e menor síntese protéica muscular em 10 dias após lesão quando comparado aos músculos somente lesados. Nossos resultados sugerem que as HSPs e o mTORC1 são importantes para o processo de regeneração muscular esquelética. (AU)

Processo FAPESP: 07/56879-0 - Influencia do mtorc-1 (mammalian target of rapamycin complex 1) sobre aspectos morfologicos e moleculares da regeneracao de musculos esqueleticos de ratos jovens e idosos.
Beneficiário:Talita Cristiane Conte
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado