Busca avançada
Ano de início
Entree


Efeitos do treinamento físico intenso e da restrição alimentar sobre a ação da leptina mediada pelo hormônio concentrador de melanina no eixo reprodutor de ratas.

Texto completo
Autor(es):
Renata Juliana da Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Jackson Cioni Bittencourt; Patricia Castelucci; Kátia de Angelis Lobo D'Avila
Orientador: Jackson Cioni Bittencourt
Resumo

Avaliamos o efeito do treinamento físico intenso e da restrição alimentar no eixo reprodutor e na expressão do RNAm do MCH em ratas fêmeas. Utilizamos ratas fêmeas sedentárias alimentadas (SA), sedentárias com restrição alimentar, treinadas alimentadas (TA) e treinadas com restrição alimentar. O grupo TR entrou em anestro a partir da quarta semana de experimento. Os grupos restritos apresentaram redução de peso corporal, ovários, úteros e tecido adiposo branco, comparados aos alimentados. Houve redução sérica de leptina nos grupos SR e TR. Os grupos TA, SR e TR apresentaram cistos ovarianos. A expressão do RNAm do ppMCH na área incerto-hipotalâmica (IHy) foi menor nos animais TR, SR e nos animais alimentados em proestro, e na área hipotalâmica lateral (LHA) foi maior nos animais em restrição alimentar e nos animais alimentados em proestro. Conclui-se que a leptina exerce forte influencia no eixo reprodutor feminino, tal ação parece ter envolvimento do MCH, sobretudo o proveniente da IHy, uma vez que o MCH da LHA tem relação com o estímulo a busca de alimento. (AU)

Processo FAPESP: 08/56036-5 - Efeitos do treinamento fisico intenso e da restricao alimentar sobre a acao da leptina mediada pelo hormonio concentrador de melanina no eixo reprodutor de rats
Beneficiário:Renata Juliana da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado