Busca avançada
Ano de início
Entree


Estudo da expressão de citocinas no microambiente tumoral em pacientes com neoplasias pulmonares e sua correlação com a presença de macrófagos e células dendríticas.

Texto completo
Autor(es):
Renato Brito Baleeiro
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Jose Alexandre Marzagao Barbuto; Vera Luiza Capelozzi; Jose Maria Alvarez Mosig
Orientador: Jose Alexandre Marzagao Barbuto
Resumo

Células dendríticas (DCs) são centrais na indução da resposta imune e o desvio de sua diferenciação para macrófagos, no microambiente tumoral pode ser um mecanismo de escape do tumor frente à resposta imune. Assim, o objetivo deste projeto foi comparar, entre tecido neoplásico e não-neoplásico, a freqüência de DCs, macrófagos e mastócitos e da produção in situ das citocinas IL-4 e TNF-<font face=\"symbol\">a. Nesta análise observou-se maior quantidade de DCs (CD1a+ ou S100+), macrófagos (CD68+), mastócitos (azul de toluidina+) e células produtoras de TNF-<font face=\"symbol\">a no tumor do que no tecido pulmonar. No tecido pulmonar encontrou-se maior freqüência de células positivas para IL-4, assim como, entre células dissociadas de tecido fresco, observou-se maior freqüência de DCs maduras. Identificou-se também a expressão, por células tumorais ou do estroma pulmonar, do marcador CD83, característico de DCs ativadas, em 10 de 11 pacientes. O sobrenadante de cultura destas células CD83+ inibiu a ativação de linfócitos por DCs alogenêicas, mas esta atividade foi suprimida por anticorpos anti-CD83. (AU)

Processo FAPESP: 05/50422-2 - Estudo da expressao de citocinas no microambiente tumoral em pacientes portadores de neoplasias pulmonares e sua co-relacao com a presenca de macrofagos e celulas dendriticas.
Beneficiário:Renato Brito Baleeiro
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado