Busca avançada
Ano de início
Entree


Análise funcional da proteína LRR17, rica em repetições de leucina e secretada por Leishmania (Viannia) braziliensis e L. (Leishmania) amazonensis.

Texto completo
Autor(es):
Alessandro Aparecido Rodrigues da Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Silvia Reni Bortolin Uliana; Beatriz Simonsen Stolf Carboni; Clara Lúcia Barbieri Mestriner; Luiz Ricardo Orsini Tosi; Gerhard Wunderlich
Orientador: Silvia Reni Bortolin Uliana
Resumo

As repetições ricas em leucina (LRR) são domínios presentes em diversas famílias de proteínas com diferentes funções, sendo responsáveis pela formação de uma estrutura capaz de estabelecer interações protéicas. Em decorrência do projeto de caracterização de um segmento do cromossomo 17 de L. amazonensis, identificamos um gene que codifica uma proteína de 72 kDa, contendo em sua região central, seis motivos LRR. Genes ortólogos estão presentes nos genomas de L. major e L. braziliensis. Observamos que o gene LRR17 é regulado de forma distinta ao longo dos ciclos biológicos de L. braziliensis e L. amazonensis. A proteína LRR17 de L. braziliensis e secretada tanto nos estágios promastigota como amastigota. Identificamos também a secreção da proteína LRR17 em promastigotas de L. amazonensis. Obtivemos mutantes hiperexpressores da proteína LRR17 em L. braziliensis e L. amazonensis. As linhagens mutantes foram mais infectivas em infecções de macrófagos in vitro quando comparadas com a linhagem selvagem. A proteína LRR17 parece estar envolvida no processo de invasão do parasita em infecções in vitro e no estabelecimento da infecção da forma amastigota de Leishmania. (AU)

Processo FAPESP: 07/56226-6 - Caracterização estrutural e funcional do gene LRR17 de Leishmania braziliensis
Beneficiário:Alessandro Aparecido Rodrigues da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado