Busca avançada
Ano de início
Entree


Epidemiologia da malária de fronteira agrícola: fatores associados à infecção e doença em estudo de base populacional na Amazônia rural brasileira.

Texto completo
Autor(es):
Amanda Begosso Gozze
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Marcelo Urbano Ferreira; Marcus Vinicius Guimarães de Lacerda; Aluisio Augusto Cotrim Segurado
Orientador: Marcelo Urbano Ferreira
Resumo

O interesse em compreender a epidemiologia da malária no Brasil, fornecendo subsídios para seu controle, decorre principalmente de sua elevada morbidade em populações expostas continuamente ao risco de infecção. Entre março de 2010 e abril de 2011, foram realizados quatro cortes transversais em um assentamento agrícola localizado no estado do Amazonas, com o recrutamento de 395 indivíduos de idades entre dois meses e 66 anos. Considerando os resultados moleculares obtidos por PCR em tempo real em 731 amostras sanguíneas, obteve-se uma taxa de positividade de 17,8%, aproximadamente três vezes maior do que a detectada pelo exame microscópico, com a detecção de infecções mistas apenas pela técnica molecular. Cerca de dois terços das infecções diagnosticadas eram assintomáticas. Os resultados enfatizam a importância de infecções assintomáticas infecções, muitas vezes submicroscópicas, na manutenção da transmissão de plasmódios e caracterizam o papel de aspectos comportamentais ligados à idade e à exposição cumulativa à malária. (AU)

Processo FAPESP: 09/12180-8 - Determinantes e conseqüências das infecções assintomáticas por plasmódios: estudo de base populacional na Amazônia rural brasileira
Beneficiário:Amanda Begosso Gozze
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado