Busca avançada
Ano de início
Entree


Interação anlodipina/diclofenaco sobre o comportamento leucocitário em ratos espontaneamente hipertensos (SHR) e ratos wistar normotensos.

Texto completo
Autor(es):
Stephen Fernandes de Paula Rodrigues
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Zuleica Bruno Fortes; Lusiane Maria Bendhack; Maria Luiza Morais Barreto de Chaves; Sandra Helena Poliselli Farsky; Wothan Tavares de Lima
Orientador: Zuleica Bruno Fortes
Resumo

Anlodipina e diclofenaco podem ser combinados de forma que o potencial de interação é alto. Investigamos se anlodipina interfere com o efeito antimigratório do diclofenaco em ratos espontaneamente hipertensos (SHR) e ratos wistar. Os ratos foram tratados (15 dias) com diclofenaco e anlodipina, juntos ou separadamente. A migração leucocitária foi estudada por microscopia intravital e a expressão de moléculas de aderência por imunohistoquímica. A anlodipina reduziu migração leucocitária em SHR e ratos wistar por reduzir a expressão de ICAM-1 em células endoteliais venulares. A redução da migração leucocitária em ratos wistar pode decorrer também da redução da expressão de PECAM-1 em células endoteliais. A combinação reduziu o efeito do diclofenaco sobre a migração em SHR e wistar. Em SHR esse efeito envolveu a redução de ICAM-1. A redução da PA causada pela anlodipina em SHR parece contribuir para a redução da migração leucocitária. Interação farmacocinética foi excluída. (AU)

Processo FAPESP: 03/06713-7 - Interacao amlodipina/diclofenaco sobre o comportamento leucocitario em ratos espontaneamente hipertensos (shr).
Beneficiário:Stephen Fernandes de Paula Rodrigues
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado