Busca avançada
Ano de início
Entree


Contribuição da via STIM1/Orai1 para as diferenças relacionadas ao sexo na entrada de cálcio em miócitos vasculares durante a hipertensão arterial.

Texto completo
Autor(es):
Fernanda Regina Casagrande Giachini
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Rita de Cassia Aleixo Tostes Passaglia; Dulcineia Saes Parra Abdalla; Eliana Hiromi Akamine; Ana Paula Couto Davel; Luciana Venturini Rossoni
Orientador: Rita de Cassia Aleixo Tostes Passaglia
Resumo

Os distúrbios na regulação da concentração de cálcio (Ca2+) citoplasmático contribuem para a patogênese da hipertensão arterial. Evidências sugerem que as moléculas de interação estromal (STIM) atuam como sensores dos estoques intracelulares de Ca2+, enquanto as proteínas Orai representam as subunidades que formam os canais de Ca2+ ativados pela liberação de Ca2+ (CRAC). Neste estudo avaliamos a participação de STIM1/Orai1 na regulação das concentrações de Ca2+ citoplasmático e na ativação da contração vascular em aortas de ratos hipertensos. Nossos resultados sugerem que a ativação de STIM1/Orai1 pode representar um novo mecanismo que modula alterações vasculares nos níveis de Ca2+ intracelular na hipertensão arterial e que contribui para as diferenças sexuais de reatividade vascular em animais hipertensos. (AU)

Processo FAPESP: 06/51398-0 - Contribuicao da via do stim1/orai para diferencas relacionadas ao sexo na entrada de calcio em miocitos vasculares.
Beneficiário:Fernanda Regina Casagrande Giachini Vitorino
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado