Busca avançada
Ano de início
Entree


Efeito da administração de beta hidroxi beta metilbutirato na expressão gênica da miostatina e IGF-I em músculo esquelético e do hormônio do crescimento (GH) em ratos.

Texto completo
Autor(es):
Frederico Gerlinger Romero
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Tereza Nunes; Paulo Rizzo Ramires; Silvana Auxiliadora Bordin da Silva
Orientador: Maria Tereza Nunes
Resumo

HMb, metabólito da leucina, utilizado para aumentar a síntese protéica. Investigamos o efeito do HMb sobre o eixo somatotrófico, bem como o mRNA de IGF-I e miostatina muscular. Ratos tratados com HMb (320 mg/Kg de peso corporal /mL de salina-0,9%), ou salina (controle), gavagem, 4 semanas, decapitados, sangue para avaliação sérica: insulina (RIE), glicose (colorimetria) e IGF-I (RIE). Extração de RNA total, para avaliação do mRNA de IGF-I e miostatina (Fígado, músculo extensor digital longo, Sóleo), avaliação da expressão do mRNA do GH, por Northern Blot, e expressão do GH ,Western blotting (hipófise). Dados analisados pelo teste-T de Student (P<0,05). Tratamento aumentou o conteúdo de mRNA de GH (> 60%), da proteína GH (>20%), do mRNA do IGF-I (~24%), da concentração sérica de IGF-I (p<0,05), indicando uma ativação do eixo somatotrófico pelo HMb, sem alterações no mRNA de miostatina e IGF-I muscular, ainda um aumento da insulina (~2x), sem alterações na glicose sérica, resultado do efeito hiperglicemiante do GH, ou um efeito direto do HMb na secreção de insulina. (AU)

Processo FAPESP: 05/57535-7 - Efeito da administracao do beta hidroxi beta metilbutirato na expressao genica da miostatina e igf-i em musculo esqueletico e do hormonio do crescimento (gh) em ratos.
Beneficiário:Frederico Gerlinger Romero
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado