Busca avançada
Ano de início
Entree


Efeitos sequenciais do treinamento aeróbio sobre o sistema renina-angiotensina em núcleos autonômicos de ratos normotensos e hipertensos.

Texto completo
Autor(es):
Laiali Jurdi El Chaar
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Lisete Compagno Michelini; Vagner Roberto Antunes; Ruy Ribeiro de Campos Junior
Orientador: Lisete Compagno Michelini
Resumo

Treinamento aeróbio (T) reduz o elevado RNAm de angiotensinogênio (AGT), no NTS de SHR. Este trabalho investiga a sequência temporal dos efeitos do T sobre a pressão arterial, freqüência cardíaca, RNAm e proteína de AGT e AT1 no PVN, NTS e RVL. WKY e SHR, submetidos a T de baixa intensidade por 0, 1, 2, 4, 8 ou 12 semanas, tiveram a PA e FC basais registradas e após o sacrifício determinou-se o RNAm (RT-PCR) e imunofluorescência para AGT ou AT1 e NeuN. SHR (vs WKY) apresentaram PA (174±2 vs 123±2 mmHg) e FC elevadas e maior RNAm de AT1 no NTS(+67%). T reduziu a PA em S de T4 à T12 e FC em S em T4 e WKY em T8. Nos SHR, T reduziu o RNAm de AGT no PVN (-34% em T2) e NTS (-30% em T4), e de AT1 apenas em T12 (-56% e -39%, PVN e NTS). Nos WKY, T reduziu o RNAm de AGT(-49%) e AT1(-58%) no RVL a partir de T8. A imunofluorescência localizou estas proteínas, confirmando as alterações pelo T. Estes dados indicam que a queda de PA e FC são progressivas e mais precoces em SHR que em WKY e acompanhadas por redução de AGT no PVN e NTS dos S e redução de AGT e AT1 no RVL dos WKY. (AU)

Processo FAPESP: 09/03708-9 - Efeitos sequenciais do treinamento aeróbio sobre a expressão de diferentes componentes do sistema renina-angiotensina em áreas centrais do controle autonômico de hipertensos espontâneos
Beneficiário:Laiali Jurdi El Chaar
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado