Busca avançada
Ano de início
Entree


Célula muscular esquelética resistente à insulina apresenta resposta alterada à IL-6 no metabolismo de carboidrato, mas não no de lipídio.

Texto completo
Autor(es):
Daniella Esteves Duque Guimarães
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Ubiratan Fabres Machado; Zuleica Bruno Fortes; Joilson de Oliveira Martins; Regina Celia Mello Santiago Moises; Marilia Cerqueira Leite Seelaender
Orientador: Ubiratan Fabres Machado
Resumo

A interleucina-6 (IL-6) é uma citocina com dupla função na sensibilidade à insulina. O objetivo desse estudo foi investigar o efeito da IL-6 durante 1 e 24 horas no metabolismo de células musculares resistentes à insulina. Em células de indivíduos saudáveis, 1 hora de exposição à IL-6 aumentou a síntese de glicogênio e a captação de glicose além de pJAK2 e pSTAT3, mas não em células de diabéticos tipo 2. Diferentemente, a IL-6 aumentou a oxidação de ácido graxo em ambos os grupos. Por outro lado, em células musculares da linhagem L6, a IL-6, em 24 horas, reduziu a síntese de glicogênio e a captação de glicose em condições normais, mas não em células resistentes à insulina. Além de reduzir pJak2, pStat3 e pAkt. A IL-6 aumentou oxidação de ácido graxo e pACC em ambos os grupos. Sendo assim, células musculares resistentes à insulina apresentam uma resposta alterada ao efeito da IL-6. Nessas células, o efeito dessa citocina está abolido no metabolismo de carboidratos mas permanece efetivo no lipídico. (AU)

Processo FAPESP: 07/56291-2 - Regulacao da expressao genica do transportador de glicose (glut4) pela adiponectina e resistina em celulas musculares da linhagem l6.
Beneficiário:Daniella Esteves Duque Guimarães
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado