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A crise da autoridade na educação: o discurso e a imagem docente reformulada

Texto completo
Autor(es):
Íris Regina Fernandes Moser
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
José Sergio Fonseca de Carvalho; Vanessa Sievers de Almeida; Julio Roberto Groppa Aquino
Orientador: José Sergio Fonseca de Carvalho
Resumo

Tendo como objeto a perda progressiva da autoridade do professor, esta pesquisa foca-se sobre suas condições de possibilidade e emergência no discurso pedagógico brasileiro. Por meio da análise de artigos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, publicados entre as décadas de 1940 e 1960, investiga-se o tecido discursivo que deu suporte às teorias da Escola Nova no Brasil, e suas contribuições para que uma nova imagem docente se instaurasse. A peculiaridade do contexto brasileiro, carente de um sistema nacional de educação consolidado, fez com que se aliasse aqui o velho prestígio do ofício docente, com as novas exigências da escola renovada. Progressivamente, teorias e procedimentos de cunho psicológico foram incorporadas ao discurso, transferindo a centralidade do ensino para os alunos, e reclamando ao professor uma atitude investigativa capaz de perscrutar suas personalidades. O papel docente foi então reformulado, calcado em atributos mais íntimos e pessoais, a serem cultivados via formação contínua e por uma atitude reflexiva própria. A dimensão pessoal adentrou então o coração do ensino, fazendo da interioridade a força motriz do trabalho ali realizado. Tanto o professor, como seus alunos, deveriam submeter-se às novas regulações e controles de um governo da interioridade; capaz de transferir ao domínio de si e ao auto-governo a autoridade institucional que outrora reconhecíamos por sua externalidade e intermédio do professor. (AU)

Processo FAPESP: 09/12608-8 - A crise da autoridade na educação
Beneficiário:Iris Regina Fernandes Moser
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado