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Descrição da estimulabilidade e da consistência de fala em crianças com transtorno fonológico

Texto completo
Autor(es):
Marcia Mathias de Castro
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Haydée Fiszbein Wertzner; Claudia Regina Furquim de Andrade; Zelita Caldeira Ferreira Guedes; Adriana Limongeli Gurgueira; Leticia Lessa Mansur
Orientador: Haydée Fiszbein Wertzner
Área do conhecimento: Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Indexada em: Banco de Dados Bibliográficos da USP-DEDALUS; Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - USP
Localização: Universidade de São Paulo. Biblioteca Central da Faculdade de Medicina; FM W4.DB8 SP.USP FM-2 2009; M352de
Resumo

O objetivo deste estudo foi descrever o desempenho de crianças com e sem Transtorno Fonológico em medidas de gravidade, inconsistência de fala, consistência de erros de fala e estimulabilidade. Foram avaliadas 130 crianças falantes do Português Brasileiro, de ambos os gêneros, e idades entre 5:0 e 10:10 anos, sendo 55 com transtorno fonológico e 75 sem alterações fonológicas. A maioria das crianças com transtorno fonológico foi estimulável aos sons ausentes do inventário fonético demonstrando dificuldade em aplicá-los às situações comunicativas. Foram confirmados os efeitos de idade e gênero e determinados quatro valores de corte para a inconsistência de fala. A inconsistência de fala mostrou-se eficaz para avaliar a programação fonológica, e a estimulabilidade a produção motora. Os resultados da pesquisa sugerem que a programação fonológica se aprimora a cada ano de vida da criança e ocorre de forma diversa entre os gêneros. Já a produção motora da fala demonstrou semelhança no desempenho de meninos e meninas. As duas medidas estudadas mostraram-se eficazes para diferenciar crianças com e sem transtorno fonológico, bem como contribuíram para a identificação das dificuldades das crianças evidenciando serem complementares e essenciais para detectarem marcadores diagnósticos do transtorno fonológico. (AU)

Processo FAPESP: 06/56997-0 - Estimulabilidade, consistencia de fala, diadococinesia e motricidade orofacial no transtorno fonologico.
Beneficiário:Marcia Mathias de Castro
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado