Busca avançada
Ano de início
Entree


A escravidão e a lei: gênese e conformação da tradição legal castelhana e portuguesa sobre a escravidão negra na América, séculos XVI-XVIII

Texto completo
Autor(es):
Waldomiro Lourenço da Silva Junior
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Rafael de Bivar Marquese; Silvia Hunold Lara; Carlos Alberto de Moura Ribeiro Zeron
Orientador: Rafael de Bivar Marquese
Resumo

O objetivo desta dissertação é analisar a gênese da tradição legal relativa à escravidão negra nas Américas castelhana e portuguesa e a sua conformação entre o início do século XVI e a primeira metade do século XVIII, período em que prevalecia a cultura jurídica do ius commune. A hipótese com a qual se trabalha é a de que a partir da articulação entre processo legislativo e prática social constituiu-se um modo de produção das leis escravistas típico aos ibéricos. Diante da infinidade de matérias abordadas na legislação, procurou-se efetuar um recorte temático que propiciasse a realização do escopo da investigação dentro das limitações de uma pesquisa de mestrado. Os temas eleitos em função da compreensão de sua importância na dinâmica dos regimes de escravidão ibero-americanos foram: manumissão e políticas de controle da rebeldia escrava. (AU)

Processo FAPESP: 06/52723-2 - A legislacao acerca dos escravos de origem africana nas americas espanhola e portuguesa, sec xvi-xviii.
Beneficiário:Waldomiro Lourenço da Silva Júnior
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado