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Construções -se em anúncios publicitários de revistas paulistanas

Texto completo
Autor(es):
Giovanna Ike Coan
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Marilza de Oliveira; Silvia Regina de Oliveira Cavalcante; Evani de Carvalho Viotti
Orientador: Marilza de Oliveira
Resumo

Esta pesquisa investiga construções-se em anúncios publicitários de revistas paulistanas dos anos de 1890 a 1920. A passagem do século XIX para o XX é um momento de transformações na cidade de São Paulo, na publicidade e no Português Brasileiro (PB). Estudos têm mostrado que, desde esse período, a gramática do PB não produz a construção-se passiva, mas a ativa, sem concordância entre verbo e argumento interno. Neste trabalho, descrevemos e analisamos as sentenças com se não como unidades isoladas, mas em relação aos demais elementos do anúncio (verbais e não verbais) e ao contexto sócio-histórico e cultural de produção do corpus. A leitura do anúncio como um todo revelou que a concordância nas construções-se se deu entre o verbo e um tópico, coindexado a um sujeito nulo e referindo-se a um elemento realçado tipograficamente na publicidade. Esse tipo de exame possibilitou a identificação de estruturas tanto ativas quanto passivas; em ambos os casos, o se tinha a função de apontar que o agente semântico era humano e indeterminado. Os anúncios ainda mostraram que a oscilação entre a Pessoalidade (significando distinção e hierarquia) e a Impessoalidade, uma característica estrutural da sociedade paulistana de então, atingia também o domínio linguístico, e isso se tornou visível pelo emprego dos diferentes tipos de construção-se. (AU)

Processo FAPESP: 09/03019-9 - Construções-se em anúncios publicitários de revistas paulistanas
Beneficiário:Giovanna Ike Coan
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado