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Estimativa da atitude e posição e controle robusto de um helicóptero autônomo

Texto completo
Autor(es):
Darby Freitas de Albuquerque Lopes
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Carlos.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos
Data de defesa:
Membros da banca:
Marco Henrique Terra; Adriano Almeida Gonçalves Siqueira; Denis Fernando Wolf
Orientador: Marco Henrique Terra
Resumo

Este trabalho aborda o estudo de um sistema de referência inercial de posição e atitude e um sistema de controle para um helicóptero autônomo utilizando, como base para formulação e testes, o modelo linearizado da aeronave Yamaha R-MAX. Um sistema de referência inercial (INS) e um sistema de referência de atitude e orientação (AHRS) são utilizados para estimar a posição e atitude da aeronave, e estimadores robustos baseados no filtro de Kalman são empregados para minimizar os efeitos de incertezas paramétricas. É utilizada uma estratégia de controle em cascata com três malhas consistindo de uma malha interna para garantir a estabilidade do helicóptero (são utilizadas as técnicas LQR e H \'INFINITO\', separadamente), uma malha intermediária baseada em linearização por realimentação (FLC) para desacoplar os pares entrada/saída e uma malha externa baseada em um controlador proporcional-derivativo (PD) para permitir o rastreamento da trajetória. Resultados de simulação são apresentados para avaliar o desempenho de cada abordagem. (AU)

Processo FAPESP: 07/06224-7 - Estimativa da atitude e posição e controle robusto de um helicóptero UAV
Beneficiário:Darby Freitas de Albuquerque Lopes
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado