Busca avançada
Ano de início
Entree


O efeito da pré-escola sobre o desempenho escolar futuro dos indivíduos

Texto completo
Autor(es):
Roselaine Bonfim de Almeida
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Ribeirão Preto.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (PCARP/BC)
Data de defesa:
Membros da banca:
Elaine Toldo Pazello; Veronica Ines Fernandez Orellano; Luiz Guilherme Dacar da Silva Scorzafave
Orientador: Elaine Toldo Pazello
Resumo

Neste trabalho queremos avaliar o efeito da pré-escola sobre o desempenho escolar futuro dos indivíduos. Utilizando dados da PNAD e do SAEB, agregados para sucessivas gerações educacionais, relacionamos a proporção de indivíduos de uma determinada geração que freqüentou pré-escola e o seu desempenho escolar futuro. Os indicadores de desempenho educacional utilizados foram: a probabilidade do indivíduo de uma geração completar as oito séries do ensino fundamental, com no máximo dois anos de atraso; terminar o ensino médio, com no máximo dois anos de atraso; ingressar no ensino superior, com no máximo dois anos de atraso; e a pontuação em Língua Portuguesa e Matemática obtida ao utilizarmos os dados do SAEB entre 1995 e 2005 para os alunos da 4° série do ensino fundamental. Em relação a variável iniciar os estudos na pré-escola, não foi possível encontrar efeito para nenhum dos indicadores de desempenho estimados. Entretanto, encontramos que iniciar os estudos já na primeira série aumenta em 14,5 pontos percentuais a probabilidade de o indivíduo concluir o ensino médio. Com relação à proficiência em língua portuguesa e matemática encontramos um efeito positivo para o 3° quartil da distribuição de notas dos alunos. Assim, os resultados mostram que o importante é começar os estudos mais cedo independente de ser na pré-escola ou na primeira série. (AU)

Processo FAPESP: 09/13188-2 - O efeito da pré-escola sobre o desempenho escolar futuro dos indivíduos
Beneficiário:Roselaine Bonfim de Almeida
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado