Cartografia de um corpo em cena: extracao e codificacao de matrizes corporais atra...
Uma viagem pela sombra: a construcao do "clown" pessoal atraves da linha de pesqui...
![]() | |
Autor(es): |
Debora Zamarioli
Número total de Autores: 1
|
Tipo de documento: | Dissertação de Mestrado |
Imprenta: | São Paulo. |
Instituição: | Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) |
Data de defesa: | 2009-12-10 |
Membros da banca: |
Armando Sérgio da Silva;
Veronica Fabrini Machado de Almeida Rocha
|
Orientador: | Armando Sérgio da Silva |
Resumo | |
Este projeto está intimamente ligado à criação artística do ator, suas abordagens, reflexões e métodos. Ele está no âmbito da pesquisa do corpo cênico, de seus movimentos e de sua continua (re)significação perante quem o assiste e, por sua vez, da sua própria (re)organização. Para isso, cartografei meu próprio processo de aprendizagem e criação através dos diálogos entre o método de educação do movimento, Body Mind Centering®, inicialmente desenvolvido pela americana Bonnie Bainbridge Cohen, das formas de extração e codificação de matrizes corporais mapeadas por Renato Ferracini, e dos princípios da performance estudados por Renato Cohen. Assim, o desafio desta pesquisa foi a utilização do material perceptivo, proveniente da prática corporal, para a elaboração cênica. Ou seja, transcrever as sensações em matrizes codificadas, visando uma apresentação final em que este procedimento fosse (in)visível. (AU) | |
Processo FAPESP: | 07/51926-0 - Cartografia de um corpo em cena: extracao e codificacao de matrizes corporais atraves do metodo BMC. |
Beneficiário: | Débora Zamarioli |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |