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Formação e função do diretor de escola: análise a partir dos concursos públicos realizados na rede estadual de ensino de São Paulo (1979-2007)

Texto completo
Autor(es):
Viviani Fernanda Hojas
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Marília. 2014-08-13.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília
Data de defesa:
Orientador: Graziela Zambão Abdian
Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar os editais e as provas dos concursos públicos para provimento do cargo de diretor de escola realizados na rede estadual de ensino de São Paulo entre 1979 e 2007, bem como a concepção que os diretores concursados têm acerca da função que exerceram e/ou exercem nas escolas. Considera-se que os conteúdos dos editais e das provas, juntamente com as percepções dos diretores que realizaram os concursos, foram aprovados e assumiram o cargo, podem indicar, entre outros aspectos, as expectativas dos órgãos centrais do ensino do estado de São Paulo em relação à atuação desse profissional e o pensamento administrativo que supostamente orientou e/ou orienta a administração das escolas públicas paulistas. A partir do resgate da trajetória do conhecimento em Administração da Educação no Brasil observa-se que o estudo sistemático nessa área desde sua origem e durante muito tempo baseou-se, quase que exclusivamente, na Teoria Geral da Administração sendo marcado pelo paradigma empresarial. Entretanto, sob o argumento de que a escola apresenta objetivos distintos da empresa, alguns estudos produzidos no final da década de 1970 e nos anos 1980 propõem a construção de uma base teórica específica para a atividade administrativa escolar. Tomando como subsídio esse movimento teórico na área, a análise das diferentes fontes de pesquisa (editais, provas e entrevistas com os diretores) tem como eixo as seguintes questões: Se houve uma trajetória do conhecimento em Administração da Educação no país com características marcantes em cada período, tais características se refletiram nos editais e nas provas para provimento do cargo de diretor de escola? E na concepção dos diretores? De que forma? A análise efetuada permite esboçar algumas respostas... (Resumo completo, c licar acesso eletrônico abaixo) (AU)

Processo FAPESP: 09/03794-2 - O processo de escolha de diretores de escola no Estado de São Paulo
Beneficiário:Viviani Fernanda Hojas
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado