Busca avançada
Ano de início
Entree


Produção de 13, 14-diidro 15-ceto prostaglandina F2'alfa'(PGFM) em resposta à ocitocina no período pós-parto em vacas da raça Nelore

Texto completo
Autor(es):
Rafael Augusto Satrapa
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Botucatu. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu
Data de defesa:
Orientador: Ciro Moraes de Barros
Resumo

Objetivou-se com o presente estudo avaliar, em vacas Nelore no período pós-parto inicial, se o aumento farmacológico nas concentrações plasmáticas de estradiol no período pré-ovulatório e/ou priming de progesterona (P4) precedendo a ovulação, induzida por tratamentos hormonais, seriam capazes de diminuir a liberação de PGF2 induzida pela administração de ocitocina e, conseqüentemente, evitar a lise prematura do corpo lúteo formado após a primeira ovulação. Vacas Nelore lactantes (n = 30) foram divididas aleatoriamente em 3 Grupos: RTB/GPE (n = 10), RTB/GPE/eCG (n = 10) e RTB/GPG/eCG (n = 10). Em estágio aleatório (D-8, 40 a 70 dias pós-parto), os animais do grupo RTB (remoção temporária do bezerro, 48 h antes do início dos tratamentos)/GPE (GnRH - Prostaglandina - Benzoato de Estradiol) receberam 50 g de um análogo do GnRH (lecirelina, IM, Gestran plus ). Sete dias mais tarde (D-1) os animais receberam injeção de um agente luteolítico (250 g de d-cloprostenol, IM, Prolise ) e no dia 0 (D0) foi administrado 1,0 mg de benzoato de estradiol (BE, IM, Estrogin ). No grupo RTB/GPE/eCG os animais, além de serem tratados com o protocolo GPE, receberam 400 UI de eCG (IM, Novormon ), logo após a administração do agente luteolítico (D-1). No grupo RTB/GPG/eCG, os animais foram tratados de acordo com o protocolo RTB/GPE/eCG, exceto que no lugar do BE foi administrada uma segunda dose de GnRH (50 g de lecirelina, IM) no D0. Em todos os animais foram realizados exames ultra-sonográficos dos ovários (Aloka SSD-500, probe de 7,5 MHZ) e coletas sanguíneas nos dias das aplicações hormonais, com a finalidade de classificar os grupos de acordo com a presença ou ausência de altas concentrações de P4 (priming de P4) antes da ovulação do folículo dominante. O desafio com ocitocina (OT, 50 UI, IV, Univet )... (AU)

Processo FAPESP: 04/10944-7 - Alteracoes nos niveis plasmaticos de prostaglandina fm (pgfm), provocadas pela administracao de ocitocina, apos inducao da primeira ovulacao pos-parto em vacas da raca nelore.
Beneficiário:Rafael Augusto Satrapa
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado