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Música de câmara e pós-modernismo: os grups Syntagma (CE) e Anima (SP)

Texto completo
Autor(es):
Luciana Rodrigues Gifoni
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Artes. São Paulo
Data de defesa:
Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda
Resumo

A partir do interesse pelas dinâmicas artístico-culturais brasileiras e seus olhares para as tradições populares, diante do fenômeno da Pós-modernidade , observamos a atuação de dois grupos de música de câmara, objetos deste estudo: são eles o Syntagma, de Fortaleza-CE, e o Anima, de Campinas-SP. Iniciadas com propostas similares, voltadas para o repertório de Música Antiga européia - medieval renascentista e barroca - e utilização de réplicas de instrumentos históricos, como o cravo, as flautas doce, dentre outros, aos poucos, suas experiências de prática em conjunto se direcionam para a música brasileira de tradição oral popular, propondo leituras particulares a este universo, cada um a sua maneira. Como recorte metodológico, busca-se aprender, especialmente, as representações simbólicas feitas pelos grupos em relação ao universo sonoro que se convencionou associar ao Nordeste brasileiro. Que leitura esses grupos fazem do universo sonoro nordestino? Para compreender estas construções de significados, pretende-se analisar não apenas os elementos musicais intrínsecos, mas para interpretá-los frente a outras construções simbólicas (cf. Kramer, Stokes, Blacking), como o processo de valorização das culturas populares, iniciado no Brasil, pelo movimento modernista, reavaliado pelas idéias armoriais, e que teve suas matizes questionadas e ressignificadas pelos pensamentos pós-estruturalistas e pós-modernos. Pretende-se, também, aprender o sentido de tradição (cf. Hobsbawm) no fazer musical dos grupos, por buscarem um sentido de continuidade histórica pela pesquisa de símbolos e rituais associados a um passado que se pretende recriar para não se perder. (AU)

Processo FAPESP: 05/53389-6 - Música de câmara e pós-modernismo: os grupos Syntagma (CE) e Anima (SP)
Beneficiário:Luciana Rodrigues Gifoni
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado