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O cálculo e a invenção na poética de Stockhausen

Texto completo
Autor(es):
Daniel de Souza Mendes
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Artes. São Paulo
Data de defesa:
Orientador: Florivaldo Menezes Filho
Resumo

A obra de Karlheinz Stockhausen (1928-2007) é contornada por uma série de questões que concernem tanto ao âmbito das especulações próprias do fenômeno musical, quanto àquelas que permeiam este discurso. Dentre estas está a relação entre os procedimentos composicionais seriais, tal como ocorre nas primeiras obras, e outros situados em um âmbito mais alargado de possibilidades, onde os primeiros preceitos são remodelados e estendidos. Sob estas asserções proponho diálogos que versem sobre os vários desdobramentos da organização do discurso musical de sua música eletrônica. Como exemplo utilizo sobretudo Gesang der Jünglinge (1955- 1956) e Hymnen (1966-1967), mas também perfaço algumas incursões em sua obra instrumental e em seus primeiros estudos eletrônicos. Desta forma busco auxílios para uma melhor compreensão dos procedimentos composicionais que percorrem seu labor entre os anos de 1950 e 1966, sob o viés compositivo e auditivo. (AU)

Processo FAPESP: 07/52423-1 - O calculo e a invencao: a relacao entre procedimentos estruturais e intuitivos em gesang der junglinge e hymnen de stockhausen.
Beneficiário:Daniel de Souza Mendes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado