Busca avançada
Ano de início
Entree


Prospecção e monitoramento informacional no contexto da inteligência competitiva em microempresas do ramo óptico da região de Marília - SP

Texto completo
Autor(es):
Cíntia Gomes Pacheco
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Marília. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília
Data de defesa:
Orientador: Marta Lígia Pomim Valentim
Resumo

O cenário contemporâneo globalizado afeta substancialmente todos os segmentos da sociedade, especialmente as empresas. Nesse contexto, as microempresas merecem destaque, pois são responsáveis pela economia de uma determinada cidade ou região e, portanto, torna-se relevante sua investigação devido ao seu caráter empreendedor. No entanto, poucas pesquisas são aplicadas no âmbito das microempresas no que tange aos aspectos da competitividade empresarial e do uso de informações estratégicas para a tomada de decisão. Além disso, as empresas geralmente desconhecem os métodos, as técnicas e as tecnologias de informação e comunicação (TICs) para a realização das atividades de prospecção e monitoramento informacional, as quais possibilitam identificar e acompanhar informações, permitindo uma tomada de decisão mais assertiva com a utilização de informação estratégica, o que contribui para a competitividade empresarial. Dessa forma, objetivou-se analisar os métodos formais e informais de prospecção e monitoramento informacional, por meio de um roteiro de entrevista aplicado às microempresas do ramo óptico associadas à Associação Comercial e Industrial de Marília (ACIM) pertencentes ao Núcleo Especializado de Ópticas de Marília (NEOM). Teve-se como base um modelo de prospecção e monitoramento informacional, bem como aspectos relacionados ao comportamento informacional que permitiram compreender como as empresas lidam com informação em seus negócios, e também questões inerentes ao futuro das empresas, por meio da percepção de cenários futuros. A análise dos dados foi realizada utilizando-se do método ‘Análise de Conteúdo’. Os resultados foram apresentados detalhadamente por categorias de análise e também sinteticamente por empresas, visando nesse último caso fornecer o perfil de cada... (AU)

Processo FAPESP: 08/02053-6 - Prospecção e monitoramento informacional no contexto da inteligência competitiva: abordagem teórico-metodológica dos métodos, técnicas e tecnologias de informação nas empresas do arranjo produtivo local (APL) de Jaú - setor calçadista
Beneficiário:Cíntia Gomes Pacheco
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado