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O ensino da literatura infantil em Compêndio de Literatura Infantil: para o 3º ano Normal (1959), de Bárbara Vasconcelos de Carvalho

Texto completo
Autor(es):
Fernando Rodrigues de Oliveira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Marília. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília
Data de defesa:
Orientador: Maria do Rosário Longo Mortatti
Resumo

Nesta dissertação de mestrado, apresentam-se resultados de pesquisa vinculada às linhas “Literatura infantil e juvenil” e “Formação de professores” do Grupo de Pesquisa e dos Projetos Integrados de Pesquisa “História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil” “Bibliografia brasileira sobre história do ensino de língua e literatura no Brasil (2003-2011) (CNPq), todos coordenados por Maria do Rosário Longo Mortatti. Com o objetivo de contribuir para a produção de uma história do ensino de língua e literatura no Brasil e contribuir para a compreensão da história da formação de professores e do ensino da literatura infantil no Brasil, enfoca-se, neste texto, a proposta para o ensino da literatura infantil apresentada em Compêndio de literatura infantil: para o 3º. ano normal (1959), de Bárbara Vasconcelos de Carvalho (1915-2008), publicado pela Companhia Editora Nacional (SP). Mediante abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais e leitura de bibliografia especializada, elaborou-se instrumento de pesquisa contendo a bibliografia de e sobre Bárbara Vasconcelos de Carvalho e analisou-se a configuração textual desse manual de ensino, a qual consistiu em enfocar os diferentes aspectos constitutivos de seu sentido. Essa análise possibilitou concluir que, nesse manual, encontra-se um conjunto de saberes relativos à literatura infantil considerados necessários para a formação do professor primário, no momento histórico em que foi publicado e utilizado; esses saberes foram sendo gradativamente estruturados de acordo com os programas oficiais de ensino, contribuindo para a constituição da literatura infantil como disciplina dos cursos de formação de professores primários no Brasil (AU)

Processo FAPESP: 09/04236-3 - Compêndio de literatura infantil: para o 3º ano normal (1959), de Bárbara Vasconcelos de Carvalho
Beneficiário:Fernando Rodrigues de Oliveira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado