Busca avançada
Ano de início
Entree


Análise da expressão gênica no tumor ósseo de células gigantes

Texto completo
Autor(es):
Erica Babeto
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São José do Rio Preto. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto
Data de defesa:
Orientador: Paula Rahal
Resumo

O tumor ósseo de células gigantes (TCG) é um tumor benigno, que causa destruição osteolítica, com comportamento biológico incerto e com características particulares como um elevado número de células gigantes multinucleadas e comportamento agressivo. A recorrência local do TCG é freqüentemente observada em 20 a 50% dos casos. Mais agravante que a recorrência, é o fato de que após a recidiva, o paciente muitas vezes também apresenta metástases em outros órgãos, principalmente no pulmão. Dessa forma, o objetivo do trabalho foi á investigação da expressão gênica para identificar genes diferencialmente expressos no TCG, que podem estar envolvidos na biologia molecular e desenvolvimento da doença. A hibridização subtrativa rápida (RaSH) foi utilizada para identificar novos genes diferencialmente expressos, como KTN1, NEB, ROCK1 e ZAK, que foram validados por PCR quantitativo em tempo real (qPCR) e a imuno-histoquímica em amostras de TCG comparadas ao tecido ósseo normal. A anotação funcional indica que estes genes estão envolvidos em processos celulares relacionadas ao fenótipo tumoral. A expressão dos genes KTN1 e ROCK1 encontra-se aumentada e o gene ZAK tive sua expressão reduzida nas amostras de TCG analisadas. Pela presença de ilhas CpG na região promotora e baixa expressão no tecido tumoral, o padrão de metilação do gene ZAK foi analisado por MSP-PCR. Os genes identificados KTN1, ROCK1 e ZAK pode ser responsável pelas perda de homeostase celular no TCG uma vez que são responsáveis pela várias funções relacionadas com a tumorigênese, como a migração celular, organização do citoesqueleto, apoptose, controle do ciclo celular e, portanto esses resultados poderão contribuir para a compreensão das bases moleculares do TCG, assim ajudando a melhorar o diagnóstico, prognóstico e tratamento dos pacientes (AU)

Processo FAPESP: 07/52554-9 - Identificacao e validacao de marcadores moleculares em tumor osseo de celulas e fibrohistiocitoma maligno osseo.
Beneficiário:Erica Babeto
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado