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As interrogativas de conteúdo na história do Português brasileir o: uma abordagem discursivo-funcional

Texto completo
Autor(es):
Michel Gustavo Fontes
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São José do Rio Preto. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto
Data de defesa:
Orientador: Erotilde Goreti Pezatti
Resumo

Este trabalho toma como objeto de estudo estruturas interrogativas do português brasileiro (doravante PB), exclusivamente as Interrogativas de Conteúdo ou, como comumente são conhecidas na literatura linguística, Interrogativas-Qu. No geral, procuramos, a partir de um ponto de vista funcional, observar e explicar o comportamento morfossintático, semântico e pragmático das Interrogativas de Conteúdo na história do PB e, especificamente, buscamos explicitar os condicionamentos semânticos e pragmáticos por trás da ocorrência de dois principais fenômenos estruturais presentes na forma das Interrogativas de Conteúdo: (i) o posicionamento no campo inicial ou final do constituinte interrogativo e do sujeito e (ii) a clivagem do constituinte interrogativo em posição inicial por meio dos expletivos é que e que. A abordagem diacrônica presente neste trabalho se justifica à medida que evidenciamos as mudanças que afetam a estrutura das Interrogativas de Conteúdo ao longo da história do PB, assim como os fatores que as condicionaram. Na verdade, acreditamos que a possibilidade de se posicionar o constituinte interrogativo no campo final da oração e a de se clivar esse constituinte quando em posição inicial são fenômenos inovadores na língua e casos de uma mudança na estruturação das Interrogativas de Conteúdo que se relacionam, principalmente, ao enrijecimento da ordem anteposta do sujeito em relação ao verbo. Para tanto, fundamentamo-nos no aparato teórico-metodológico da Gramática Discursivo-Funcional conforme concebida por Hengeveld e Mackenzie (2008) e selecionamos os séculos XIX e XX como período de análise, tomando como material de análise texto escritos, como peças de teatro e cartas pessoais, e textos falados, especificamente os inquéritos que compõem o corpus mínimo do Projeto da Gramática do Português Falado (AU)

Processo FAPESP: 09/11676-0 - As interrogativas de conteúdo na história do português brasileiro: uma abordagem discursivo-funcional
Beneficiário:Michel Gustavo Fontes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado