Busca avançada
Ano de início
Entree


A série Na Roça, de Renato S. Fleury, na história do ensino da leitura no Brasil

Texto completo
Autor(es):
Cyntia Grizzo Messenberg
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Marília. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília
Data de defesa:
Orientador: Maria do Rosário Longo Mortatti
Resumo

Nesta dissertação, apresentam-se resultados de pesquisa de Mestrado em Educação (bolsa FAPESP), vinculada à linha “História da Alfabetização” do Grupo de Pesquisa, do Projeto Integrado de Pesquisa “História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil” e também do Projeto Integrado de Pesquisa “Bibliografia Brasileira sobre História do Ensino de língua e literatura no Brasil” (2003-2011) (CNPq), todos coordenados por Maria do Rosário Longo Mortatti. Com o objetivo geral de contribuir para a produção de uma história do ensino de língua e literatura no Brasil¸ em continuidade às atividades desenvolvidas, desde 2008, como bolsista de iniciação científica (PIBIC/CNPq/UNESP), focaliza-se, nesta dissertação, a proposta para o ensino da leitura apresentada na cartilha e nos três livros de leitura que integram a série Na roça, de Renato Fleury (1895-1980), publicada pela Companhia Melhoramentos de São Paulo e destinada aos alunos das escolas localizadas na zona rural do Brasil. Mediante abordagem histórica centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio da utilização de procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção, ordenação e análise de fontes documentais e de leitura da bibliografia especializada sobre o tema, elaborou-se instrumento de pesquisa contendo a bibliografia de e sobre Renato Fleury. Dentre os documentos localizados e reunidos, foram selecionados como corpus para análise a cartilha e os livros da série Na roça. Analisou-se a configuração textual dos textos do corpus... (AU)

Processo FAPESP: 10/04078-6 - A série Na Roça, de Renato S. Fleury, na história do ensino da leitura no Brasil
Beneficiário:Cyntia Grizzo Messenberg
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado