Busca avançada
Ano de início
Entree


Influência do exercício físico na expressão da miostatina e folistatina no músculo sóleo de ratos com insuficiência cardíaca crônica

Texto completo
Autor(es):
Daniele Mendes Guizoni
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Botucatu. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina. Botucatu
Data de defesa:
Orientador: Marina Politi Okoshi
Resumo

A insuficiência cardíaca (IC) caracteriza-se por redução da tolerância aos exercícios físicos devida à ocorrência precoce de fadiga e dispnéia. Embora os mecanismos responsáveis por esses sintomas venham sendo estudados nas últimas décadas, sua fisiopatogenia ainda não está completamente compreendida. Há evidências que anormalidades intrínsecas da musculatura esquelética possam contribuir para a diminuição da capacidade física. A miostatina, membro da família TGF-β (fator transformador do crescimento), regula o crescimento de músculos esqueléticos durante o desenvolvimento embrionário e na vida adulta. Mais recentemente, foi observado que a miostatina tem importante papel na manutenção do fenótipo muscular. A atividade da miostatina pode ser antagonizada por várias proteínas, entre as quais se destaca a folistatina. Essa proteína tem a propriedade de unir-se à miostatina e inibir sua habilidade de ligação com receptores celulares. O exercício físico tem papel importante no tratamento de doentes com IC. Entretanto, ainda não são completamente conhecidos os mecanismos pelos quais o exercício resulta em melhora da capacidade física na IC. Estudo com ratos infartados mostrou que o exercício físico aeróbio, iniciado precocemente, previne aumento da expressão proteica de miostatina em músculo esquelético. Não identificamos trabalhos avaliando a influência do exercício físico, iniciado mais tardiamente, na modulação da via miostatina/folistatina na IC. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do exercício físico aeróbio, iniciado tardiamente, na expressão da miostatina e folistatina no músculo sóleo de ratos com insuficiência cardíaca crônica causada por infarto do miocárdio (IM). Três meses após cirurgia... (AU)

Processo FAPESP: 10/02077-2 - Efeitos do exercício físico na expressão da miostatina e folistatina e no trofismo do músculo sóleo de ratos com insuficiência cardíaca crônica.
Beneficiário:Daniele Mendes Guizoni
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado