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Comunicação e ciberativismo: boicotes : novas práticas para o exercício da cidadania

Texto completo
Autor(es):
Marta Vieira Caputo
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Artes. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Arquitetura. Artes. Comunicação e Design. Bauru
Data de defesa:
Orientador: Maximiliano Martin Vicente
Resumo

Este trabalho investiga os modos de organização do ativismo digital, ou ciberativismo, bem como os processos comunicativos implícitos nessa prática. Especificamente, enfoca-se aqui uma iniciativa ciberativista que se utiliza das estratégias e táticas de boicotes para instaurar possibilidades de negociação entre a sociedade civil, as corporações e os governos, diante de conflitos de interesses decorrentes das relações entre essas dimensões sociais. Buscou-se, primeiramente, entender os fundamentos básicos da organização social e sua evolução a partir dos conceitos de bloco histórico, hegemonia, superestrura, sociedade civil e, mais recentemente, do conceito de sociedade civil global. Tal entendimento se faz necessário, diante das implicações políticas dos usos das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação e, para isso, recorreu-se também ao conceito de informacionalismo para sustentar a compreensão do cenário econômico, político e social aqui delimitado, com vistas a identificar novas práticas para o exercício da cidadania (AU)

Processo FAPESP: 06/53398-8 - Comunicação e ciberativismo boicote e consumo crítico: novas práticas para o exercício da cidadania
Beneficiário:Marta Vieira Caputo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado