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Análise das estratégias comunicacionais de grifes de luxo na Internet

Texto completo
Autor(es):
Suelen Brandes Marques Valente
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Artes. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Arquitetura. Artes. Comunicação e Design. Bauru
Data de defesa:
Orientador: Maximiliano Martin Vicente
Resumo

Conforme o mercado de luxo foi crescendo, inúmeros desafios surgiram diante dele, sendo a Internet um dos principais. Apesar de representar uma excelente oportunidade na construção de uma marca, a Internet é uma mídia de acesso global, cuja ampla disseminação colocaria em risco conceitos substanciais de luxo, como sua tradição, raridade e exclusividade. Nesse sentido, desde a popularização da Internet, tornou-se muito recorrente a dúvida se a mídia seria uma oportunidade ou uma ameaça para os negócios de luxo. É por isso que essa pesquisa visa compreender as mudanças estabelecidas pela Web no universo premium, identificando e avaliando os conceitos, significados e valores envolvidos na comunicação de marcas de luxo na Internet. O objetivo é compreender se esta comunicação consegue manter os valores do luxo, como exclusividade e status, e ainda, agregar novos valores. Para isso, realizou-se uma minuciosa Análise de Conteúdo dos websites de três das mais importantes grifes globais - Yves Saint Laurent, Givenchy e Dior - em parceria com as teorias da 'Sociedade de Hiperconsumo' de Lipovetsky, 'Cauda Longa' de Chris Anderson e 'Interação Mediada por Computador' de Alex Primo, cujos pensamentos, contemporâneos possibilitaram a interpretação dos dados coletados. Como o objetivo é também identificar as mudanças trazidas pela Web, a técnica encontrada foi uma análise comparativa do conteúdo dos sites com a comunicação tradicional, aqui representada por anúncios publicitários da revista Vogue América. Como resultado, a pesquisa observou que a Internet é uma excelente oportunidade para as marcas de luxo construírem relações mais próximas e personalizadas com seus consumidores e que o luxo é um setor capaz de se reinventar e assumir facetas diferentes ao longo do tempo, associando-se a determinadas posturas e práticas conforme as tendências sócio-culturais... (AU)

Processo FAPESP: 07/52817-0 - As estrategias comunicacionais de grifes de luxo na internet.
Beneficiário:Suelen Brandes Marques Valente
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado