Busca avançada
Ano de início
Entree


Avaliação in vitro de caracteristicas probióticas do enterococcus faecium CRL 183 e do Lactobacillus helveticus ssp jugurti 416

Texto completo
Autor(es):
Nadia Cristina Redondo
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Araraquara. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Araraquara
Data de defesa:
Orientador: Elizeu Antonio Rossi
Resumo

Tendo em vista verificar algumas características essenciais aos microrganismos para serem considerados como probióticos, o objetivo deste trabalho foi avaliar *in vitro* de características probióticas do *Enterococcus faecium *CRL183 e do* Lactobacillus helveticus *ssp* jugurti* 416. Primeiramente foi testada a capacidade destes microrganismos em resistir aos pH 1.5, 2.0, 3,0 e 4,0 em meio de cultivo específico para cada espécie. Em seguida foi realizado o teste de sobrevivência ao trânsito gastrintestinal, onde, foram simuladas as condições do estômago e do intestino delgado, determinando-se a viabilidade dessas bactérias frente à pepsina em pH 2.0 e a pancreatina em pH 8.0. A resistência aos sais biliares foi avaliada inoculando o *Enterococcus faecium *CRL183 e do* Lactobacillus helveticus * ssp* jugurti* 416 em meio de cultivo suplementado com 0,1; 0,2; 0,3 e 0,5% de Oxgall. Já para teste de produção da hidrolase de sais biliares, foi vericada a ocorrência da mudança de cor das colônias ou precipitação dos sais biliares taurodeoxicolico e glicodeoxicolico (TDCA e GDCA). No estudo de auto-agregação e coagregação essas cepas foram colocadas separadamente (auto-agregação) e associados (coagregação) e verificada a densidade óptica (*DO*560). Foi testada a produção de substâncias antagônicas pelos dois microrganismos estudado frente a *Escherichia coli* 0157: H7, *Listeria monocytogenes* V2 e *Salmonella Enteritidis *por meio do teste *spot-on-the lawn*.* *Os resultados demonstraram que os microrganismos resistiram a todos os pH. Essas bactérias mostraram também ser tolerantes ao teste de sobrevivência ao trânsito gastrintestinal e também no teste de sobrevivência a sais biliares, porém neste teste, o *Enterococcus faecium *CRL 183 obteve um tempo de retardo menor em relação ao *Lactobacillus helveticus ssp. jugurti* 416. Já os resultados obtidos... (AU)

Processo FAPESP: 05/57088-0 - Avaliacao "in vitro" de caracteristicas probioticas do enterococcus faecium crl 183 e do lactobacillus jugurti 416.
Beneficiário:Nadia Cristina Redondo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado