Busca avançada
Ano de início
Entree


Espaçamentos entrelinhas, densidades de semeadura e modos de aplicação de cloreto de mepiquat em algodoeiro cultivado na safrinha

Texto completo
Autor(es):
Janaina Fabris Marinho
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Ilha Solteira. 98 f.
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira).
Data de defesa:
Membros da banca:
Orivaldo Arf; Luiz Henrique Carvalho
Orientador: Enes Furlani Júnior
Resumo

A diminuição dos custos de produção e aumento de produtividade, o sistemas adensado surgiu como uma alternativa para os produtores de algodão. Objetivou-se avaliar o desenvolvimento das plantas, qualidade da fibra e a produtividade do algodoeiro cultivado em semeadura tardia após a soja, nos diferentes espaçamentos entrelinhas, densidades de plantas e manejo de regulador de crescimento. Para tanto, foi conduzido o experimento, durante o ano agrícola de 2009/2010 na Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão, da Faculdade de Engenharia - Unesp, Campus de Ilha Solteira, em condições de cerrado sem irrigação. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso em esquema fatorial 4x4x2, com quatro repetições. Os tratamentos foram compostos pela combinação de quatro espaçamentos entrelinha (0,34; 0,45; 0,70 e 0,90 m), quatro densidades de semeadura (6, 8, 10 e 12 plantas por metro) e dois manejo de regulador de crescimento (aplicação única e parcelamento em quatro aplicações). Constatou-se que o adensamento das plantas e aplicação parcelas de cloreto de mepiquat são eficientes no controle do crescimento vegetativo excessivo do algodoeiro. A maior produtividade foi alcançada espaçamento de 0,34 m entrelinhas, com 12 plantas por metro linear e com aplicações parceladas de cloreto de mepiquat. A qualidade da fibra não foi prejudicada com a redução dos espaçamentos entrelinhas (AU)

Processo FAPESP: 09/01565-6 - Comportamento do algodoeiro submetido a espaçamentos convencionais e ultra adensados, densidade de semeadura e regulador de crescimento em cultivo de safrinha.
Beneficiário:Janaina Fabris Marinho
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado