Busca avançada
Ano de início
Entree


Metodologia para o planejamento da operação de sistemas hidrotérmicos em mercado elétrico competitivo

Texto completo
Autor(es):
Miguel Paredes Quiñones
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Iha Solteira. 125 f.
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira).
Data de defesa:
Membros da banca:
Jose Roberto Sanches Mantovani; Secundino Soares Filho
Orientador: Rubén Augusto Romero Lázaro; Marcos Julio Rider Flores
Resumo

Neste trabalho foi desenvolvido um modelo baseado em programação linear inteira mista para determinar o custo mínimo da operação de um sistema hidrotérmico de longo prazo em um mercado elétrico competitivo. O modelo é capaz de encontrar os valores ótimos de operação para um período futuro nas usinas térmicas e hidroelétricas, considerando os limites normais e de emergência e as perdas de potência ativa nas linhas de transmissão, para diferentes níveis de carregamento, com múltiplos reservatórios de acumulação e de regulação. Adicionalmente, a previsão da hidrologia foi modelada mediante modelo SARIMA para o período de análise, considerando o histórico dos dados hidrológicos. O modelo foi implementado na linguagem de modelagem matemática GMPL. O problema de programação linear inteira mista foi resolvido usando o solver GLPSOL. As predições das hidrologias foram feitas na linguagem estatística R. Foi desenvolvida uma interface gráfica para gerenciar o modelo em GMPL, a previsão hidrológica em R e o solver GLPSOL na linguagem Qt. Desta forma é possível adicionar novos modelos, alterar dados do modelo e visualizar os resultados. Todas as linguagens e softwares usados são livres de distribuição e modificação. Para o modelo desenvolvido foram analisados os seguintes casos: sistema de 6 barras; sistema uninodal brasileiro e sistema interligado peruano. Os resultados obtidos foram comparados com os resultados encontrados na literatura com o objetivo de validar a proposta deste trabalho (AU)

Processo FAPESP: 10/04608-5 - Metodologia para o planejamento da operação de sistemas hidrotérmicos em mercado elétrico competitivo
Beneficiário:Miguel Paredes Quinones
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado