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Avaliação do efeito de um programa de ensino de leitura e escrita sobre a fala de crianças usuárias de implante coclear

Texto completo
Autor(es):
Fernando Del Mando Lucchesi
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Bauru. 109 f.
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências.
Data de defesa:
Membros da banca:
Raquel Melo Golfeto; Maria José Monteiro Benjamin Buffa
Orientador: Ana Claudia Moreira Almeida-Verdu
Resumo

O implante coclear é um dispositivo eletrônico que permite que seu usuário recupere, ou tenha pela primeira vez, a detecção auditiva. No entanto, para aprender outras habilidades auditivas (discriminar, reconhecer, compreender, memorizar) e a linguagem oral, faz-se necessário, em muitos casos, um processo de reabilitação e ensino sistemático. O programa "Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos" se constitui em uma proposta de ensino sistemático consolidada na área de estudos sobre o comportamento verbal e função simbólica operacionalizados pelo paradigma das relações de equivalência. O objetivo do presente estudo foi o de avaliar as extensões do efeito do programa de ensino de leitura e escrita "Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos" sobre a inteligibilidade da fala de crianças com deficiência auditiva e usuárias de implante coclear. Para tanto, participaram duas crianças com deficiência auditiva pré-lingual e usuárias de implante coclear, com idades entre sete e oito anos.O delineamento consistiu na Avaliação da Rede de Leitura e Escrita antes a após a exposição das três primeiras Unidades do Módulo 1 do programa de ensino. Na avaliação inicial, ambos os participantes foram caracterizados como aptos à exposição do programa, com desempenhos baixos de leitura e escrita, no entanto, bons desempenhos em tarefas de seleção, sobretudo envolvendo identidade entre palavras. Durante os 13 passos de ensino expostos, os participantes demandaram, em média, duas exposições de cada passo para que apresentassem 100% de acertos em tarefas de seleção de palavras impressas frente a palavras ditadas (AC) e tarefas de ditado por composição de sílabas (AEs), envolvendo as palavras de treino. Nos testes realizados após o ensino, os participantes demonstraram desempenhos superiores em relação... (AU)

Processo FAPESP: 11/16035-2 - Avaliação do efeito de um programa de ensino de leitura e escrita sobre a fala de crianças usuárias de implante coclear
Beneficiário:Fernando Del Mando Lucchesi
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado