Busca avançada
Ano de início
Entree


Pertubação orbital devida a um terceiro corpo com distribuição não uniforme de massa e em órbita elíptica

Texto completo
Autor(es):
Jean Paulo dos Santos Carvalho
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Guaratinguetá. 215 f.
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Guaratinguetá).
Data de defesa:
Membros da banca:
Othon Cabo Winter; Decio Cardozo Mourão; Sandro da Silva Fernandes; Elbert Einstein Nehrer Macau
Orientador: Rodolpho Vilhena de Moraes; Antonio Fernando Bertachini de Almeida Prado
Resumo

Neste trabalho, apresentamos uma teoria analítica com simulações numéricas para estudar o movimento orbital de satélites artificiais em torno de satélites planetários. Consideramos o problema de um satélite artificial perturbado pela distribuição não uniforme de massa do corpo principal e por um terceiro corpo (assume-se em uma órbita circular ou elíptica). Polinômios de Legendre são expandidos em potências da excentricidade até o quarto grau e são usados para o potencial perturbador devido ao terceiro corpo. As condições para obter órbitas congeladas são apresentadas. O modelo analítico de média, simples e dupla, é considerado para analisar o movimento orbital dos satélites artificiais. Uma comparação entre os modelos de média, simples e dupla, é apresentada. O método de perturbação de Lie-Hori, até a segunda ordem, é aplicado para eliminar os termos de curto período do potencial perturbador. Termos de acoplamento são analisados. É dada ênfase para o caso de órbitas congeladas, inclinação crítica e ressonâncias. Mostramos uma nova equação aproximada para calcular o semi-eixo maior crítico para a órbita do satélite. Uma abordagem para estudar o comportamento da longitude do nodo ascendente de uma órbita lunar quase polar, hélio-síncrona é apresentada. As simulações numéricas para satélites artificiais hipotéticos são feitas considerando as perturbações acopladas ou isoladas. (AU)

Processo FAPESP: 07/04413-7 - Perturbação orbital devida a um terceiro corpo com distribuição de massa não uniforme e em órbita elíptica
Beneficiário:Jean Paulo dos Santos Carvalho
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado