Busca avançada
Ano de início
Entree


Reforma do ensino da língua materna (1884), de Antonio da Silva Jardim, na história do ensino de leitura e escrita no Brasil

Texto completo
Autor(es):
Franciele Ruiz Pasquim
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Marília. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília
Data de defesa:
Orientador: Maria do Rosário Longo Mortatti
Resumo

Nesta dissertação de mestrado, apresentam-se os resultados finais da pesquisa (FAPESP) vinculada ao GPHELLB - Grupo de Pesquisa “História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil”, e aos Projetos Integrados de Pesquisa “História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil” e “Bibliografia Brasileira sobre História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil (2003-2011) (Auxílio CNPq)”, todos coordenados por Maria do Rosário Longo Mortatti. Com o objetivo de contribuir para a compreensão do pensamento do professor, advogado, político, propagandista positivista e republicano Antonio da Silva Jardim (1860–1891), sobre o ensino da leitura e da escrita, enfoca-se nesta dissertação o documento Reforma do ensino da lingua materna (1884). Trata-se da versão impressa do resumo da conferência proferida por Silva Jardim, como professor da Primeira Cadeira – “Grammatica e Lingua Nacional”, da Escola Normal de São Paulo. Mediante abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio da utilização dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais e leitura de bibliografia especializada, elaborou-se um instrumento de pesquisa contendo a bibliografia de e sobre Antonio da Silva Jardim e analisou-se a configuração textual do documento, a qual contribuiu para a compreensão de que Silva Jardim considerava que o método mais eficaz para o ensino da leitura era o método da palavração, “fase definitiva” da “arte da leitura”, concretizado em Cartilha Maternal ou Arte da Leitura, do poeta “João de Deus”. Para tanto, segundo Silva Jardim, a formação de professores deveria compreender a “parte pedagógica” e a “parte prática”, em que os alunos da Escola Normal de São Paulo deveriam observar e aplicar o “novo” e “científico” método... (AU)

Processo FAPESP: 11/15588-8 - Reforma do Ensino da Língua Materna(1884), de Antonio da Silva jardim, na história do ensino de leitura e escrita no Brasil
Beneficiário:Franciele Ruiz Pasquim
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado