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Música colonial de Minas Gerais: estudo das características da estrutura musical em nove peças sacras

Texto completo
Autor(es):
Carlos Ricardo Rosa
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Lúcia Senna Machado Pascoal
Orientador: Maria Lúcia Senna Machado Pascoal
Resumo

A proposta desta pesquisa é a realização de um estudo das características estruturais na música sacra do período colonial mineiro do século XVIII. Foram selecionadas partituras de coro a capei/a e com acompanhamento de baixo instrumental. A análise se constitui na observação dos seguintes aspectos: texto, tradução, função litúrgica, estrutura formal, acordes, estrutura harmônica - gráfico das vozes condutoras e cadências, linhas melódicas, condução das vozes, notas ornamentais, aspectos rítmicos, textura e relação texto-música. As conclusões foram t iradas a partir de um procedimento estatístico no qual foram considerados os números das ocorrências dos aspectos abordados. Os resultados obtidos nesta pesquisa não podem ser considerados como definitivos, uma vez que representam uma amostra pequena frente à produção musical do período em questão. Espera-se contribuir para o conhecimento dessa música e a compreensão do idioma musical em estudo (AU)

Processo FAPESP: 95/01912-3 - Musica colonial em minas gerais: estudo das caracteristicas da estrutura musical.
Beneficiário:Carlos Ricardo Rosa
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado