Busca avançada
Ano de início
Entree


Entre portos imaginados: construções urbanísticas pensadas a partir do projeto Porto Maravilha, cidade do Rio de Janeiro

Texto completo
Autor(es):
Mayã Martins Correia
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Heitor Frúgoli Junior; Ana Lucia Duarte Lanna; Silvana Barbosa Rubino
Orientador: Heitor Frúgoli Junior
Resumo

A dissertação aqui apresentada busca compreender as dinâmicas que envolvem as intervenções urbanísticas englobadas no projeto Porto Maravilha, sobretudo os discursos focados no embelezamento. O processo de implantação do projeto é iniciado no ano de 2009 na Região Portuária do Rio de Janeiro, alvo de discursos assentados no léxico da decadência. A abordagem metodológica deu-se por meio da sistematização de materiais da imprensa, da gestão pública e de guias de turismo, bem como do trabalho de campo, analisado a partir da perspectiva situacional e realizado em eventos oficiais, entre vendedores ambulantes na roda de samba da Pedra do Sal e na participação de espetáculos que lidam com uma complexa relação entre o projeto e grupos artísticos locais. O atual período nesse cenário é compreendido como uma possibilidade de acessar questões sobre as transformações no contexto contemporâneo do Rio de Janeiro, no qual as mudanças urbanísticas observadas possibilitaram a análise de um momento que torna latentes certos conflitos e percepções de cidade, como o fomento da atividade turística e o discurso de retorno ao centro e aos seus patrimônios. (AU)

Processo FAPESP: 11/01185-9 - Intervenções urbanísticas na região portuária do Rio de Janeiro: representações e práticas na implantação do projeto "Porto Maravilha"
Beneficiário:Mayã Martins Correia
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado