Busca avançada
Ano de início
Entree


Avaliação da influência do meio ambiente do sistema de berçário na imunidade inata de Camarões Litopenaeus vannamei (Boone, 1931).

Texto completo
Autor(es):
Renata Stecca Iunes
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Jose Roberto Machado Cunha da Silva; Sergio Luiz de Siqueira Bueno; José Roberto Kfoury Junior
Orientador: Jose Roberto Machado Cunha da Silva
Resumo

A aquicultura sofre diferentes pressões por um lado o impacto que as doenças causam na produção, e por outro a pressão por parte de grupos ambientalistas e do governo devido ao impacto ambiental. Diferentes soluções foram propostas para esses problemas como probióticos e imunoestimulantes para prevenir e controlar doenças com nenhum ou algum sucesso. Outra opção seria o biofloco para minimizar o impacto ambiental, com excelentes resultados zootécnicos. Porém não sabemos se o sistema de biofloco estimula ou inibe o sistema imune de camarões (Litopenaeus vannamei). Esse é o objetivo desse estudo, saber se o sistema de biofloco altera a contagem total e diferencial de hemócitos, os índices fagocíticos, utilizando ensaio de fagocitose in vitro com Sacaromises cerevisae e a produção de ânion superóxido pelo ensaio de Nitroblue tetrazolium (NBT). Na contagem total de hemócitos nos 2 primeiros meses os animais criados em água clara possuem uma contagem maior que os criados em biofloco enquanto que no 4° mês os animais de biofloco possuem uma contagem maior. Na contagem diferencial no 4°mês as células hialinas estão em maior porcentagem nos animais criados em biofloco enquanto que as granulares e simi-granulares estão em menor porcentagem nesses animais, quando comparamos com os animais criados em água clara. Os índices fagocíticos e a produção de ânion superóxido não apresentam diferença entre os animais criados em água clara e os criados em biofloco. (AU)

Processo FAPESP: 10/04293-4 - Avaliação da influência do meio ambiente do sistema de berçário na imunidade inata de Camarões, Litopenus vannamei (Boone, 1931)
Beneficiário:Renata Stecca Iunes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado