Busca avançada
Ano de início
Entree


Método de análise de precedentes para apoio ao projeto da arquitetura escolar pública do estado de São Paulo

Texto completo
Autor(es):
Paula Roberta Pizarro Pereira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Data de defesa:
Membros da banca:
Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski; Sheila Walbe Ornstein; Giselle Arteiro Nielsen Azevedo; Vanessa Gomes da Silva; Francisco Borges Filho
Orientador: Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski
Resumo

Os projetos de edificações escolares do Estado de São Paulo são gerenciados pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). Estudos sobre seu processo de projeto mostram que a Fundação apresenta um processo de projeto linear e com poucas fases de verificação. Os manuais e catálogos da FDE têm a vantagem de serem organizados e detalhados, mas apresentam um formato compatível com o processo de projeto rígido aplicado pela Fundação. Os arquitetos que projetam escolas para a FDE mostraram necessidade de apoio ao seu processo, principalmente sobre questões que tangem o estímulo e reflexão sobre o projeto e aumento do repertório. Este trabalho tem como objetivo principal criar um método que apóie o desenvolvimento dos projetos de edificações escolares da FDE. A hipótese é de que através do conhecimento adquirido sobre a morfologia de métodos de avaliação e análise de projetos propostos pela literatura é possível desenvolver um método que seja compatível com o contexto da FDE e também com as necessidades evidenciadas pelos arquitetos. Um levantamento foi realizado e três métodos foram selecionados para a análise: Design Quality Indicator (DQI) for Schools, a "Metodologia de avaliação de conforto ambiental de projetos escolares - otimização multicritério" e Comparative Floorplan-Analysis (CFA). Os resultados da análise desses três métodos evidenciaram aspectos que suportam o desenvolvimento do método para a FDE, como os requisitos específicos para a arquitetura escolar, a representação de resultados para atributos isolados e a decomposição do projeto em soluções; esse último suportado pela análise de precedentes destacada na literatura. O método elaborado para a FDE é composto de "grade conceitual", metodologia para definição da amostra, estrutura para análise dos projetos e procedimentos que analisam a ocorrência das relações entre soluções e requisitos funcionais. Foram analisados 34 projetos da FDE e projetos exemplares da arquitetura escolar, determinando quadros de evidências que suportam a consulta de soluções. Tem-se como resultado que o método é um instrumento favorável para sistematizar a tomada de decisão. Prevê-se a inserção do método em um sistema de banco de dados para projetos de edificações escolares (AU)

Processo FAPESP: 08/03520-7 - Novas práticas de avaliação de projetos para a arquitetura escolar no estado de são paulo
Beneficiário:Paula Roberta Pizarro Pereira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado