Busca avançada
Ano de início
Entree


Estudo das células gliais entéricas imunorreativas aos receptores P2x2 e P2x7 do íleo de ratos submetidos à isquemia e reperfusão intestinal.

Texto completo
Autor(es):
Cristina Eusébio Mendes
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Patricia Castelucci; Laura Beatriz Mesiano Maifrino; Romeu Rodrigues de Souza
Orientador: Patricia Castelucci
Resumo

A resposta do sistema nervoso para diversas lesões acarreta a ativação das células gliais entéricas. Este trabalho tem como objetivo analisar o efeito da isquemia e reperfusão intestinal (I/R-i) sobre as células gliais entéricas, neurônios e receptores P2X2 e P2X7. Foram analisados o íleo de ratos Controle, Sham e I/R-i com 0 hora, 24 horas e 14 dias de reperfusão. Foram realizadas dupla marcação dos receptores P2X2 e P2X7 com Hu e S100, densidade, área do perfil e marcação de proliferação celular. Os resultados mostraram dupla marcação de células gliais entéricas e neurônios com os receptores P2X2 e P2X7; a densidade apresentou um aumento de células gliais e diminuição de neurônios imunorreativos ao Hu. A área do perfil de células gliais entericas S100-IR apresentaram diminuição nos grupos I/R-i e foi detectada proliferação de células gliais entéricas nos grupos I/R-i 0 hora e 24 horas. Conclui-se que a isquemia levou a alterações diferenciadas nos receptores P2X2 e P2X7, células gliais entéricas e neurônios, que podem causar disfunções gastrointestinais. (AU)

Processo FAPESP: 10/12918-4 - Estudo das células gliais entéricas imunorreativas aos receptores P2X2 e P2X7 no sistema nervoso entérico do íleo de ratos submetidos à isquemia e reperfusão intestinal
Beneficiário:Cristina Eusébio Mendes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado