Busca avançada
Ano de início
Entree


Circuitaria e assinatura neuroquímica das projeções entre a habenula lateral, o núcleo tegmental rostromedial e o núcleo dorsal da rafe.

Texto completo
Autor(es):
Chemutai Sego
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Jackson Cioni Bittencourt; Luciano Freitas Felicio; Martin Andreas Metzger
Orientador: Jackson Cioni Bittencourt
Resumo

A habenula lateral (LHb) inibe neurônios dopaminérgicos no mesencéfalo através de um nodo GABAérgico no tegmento mesopontino, o núcleo tegmental rostromedial (RMTg). Ambos a LHb e o RMTg também projetam para o núcleo dorsal da rafe (DR). A organização das projeções da LHb e do RMTg para o DR foi investigada através de injeções de um traçador anterógrado na LHb ou no RMTg e confirmada com injeções de traçadores retrógrados. Para identificar o fenótipo neuroquímico das projeções RMTg-DR, combinamos a hibridização in situ para mRNA de GAD67 com a detecção imunoistoquímica de traçadores retrógrados injetados no DR. Caracterizamos as subdivisões-alvo das projeções RMTg-DR através de dupla-imunofluorescência para o traçador anterógrado injetado no RMTg e serotonina ou o transportador vesicular de glutamato do tipo 3. Detectamos uma projeção focal direta da divisão medial da LHb para a parte caudal do DR. Em contraste, projeções GABAérgicas robustas do RMTg foram direcionadas para uma subdivisão central do DR enriquecida em neurônios presumidamente glutamatérgicos. (AU)

Processo FAPESP: 11/03292-7 - Circuitaria e assinatura neuroquímica das projeções entre a habenula lateral, o núcleo rostromedial tegmental e o núcleo dorsal da rafe
Beneficiário:Chemutai Sego
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado