Busca avançada
Ano de início
Entree


Emprego de nanopartículas lipídicas sólidas contendo extrato de semente de uvas para aceleração da cicatrização de feridas cutâneas em camundongos diabéticos.

Texto completo
Autor(es):
Juliana da Costa Florim
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Marinilce Fagundes dos Santos; Vanessa Morais Freitas; Neuza Mariko Aymoto Hassimotto
Orientador: Marinilce Fagundes dos Santos
Resumo

O estresse oxidativo causado pela hiperglicemia desempenha um importante papel no desenvolvimento e progressão do diabetes mellitus (DM) e suas complicações, como a cicatrização deficiente de feridas. Nós avaliamos os efeitos da administração tópica de nanopartículas lipídicas sólidas (NLS) contendo extrato de semente de uva sobre a cicatrização de feridas cutâneas de camundongos controles e diabéticos. Os resultados obtidos na caracterização do nosso modelo experimental mostraram um atraso no fechamento da ferida dos animais diabéticos, acompanhado de uma resposta inflamatória atrasada, mas persistente, bem como um grau significativo de peroxidação lipídica na derme dos animais diabéticos. O tratamento tópico com gel, com a NLS branca e com a NLS contendo extrato de semente de uva foram capazes de recuperar o atraso na cicatrização da ferida diabética e atenuar a peroxidação lipídica, de forma mais acentuada com a aplicação da NLS branca e com a NLS associada ao extrato de semente de uva, comprovando a suas propriedades antioxidantes. (AU)

Processo FAPESP: 10/14273-0 - Emprego de polímeros biodegradáveis contendo proantocianidinas para aceleração da cicatrização de feridas crônicas em diabéticos
Beneficiário:Juliana da Costa Florim
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado