Busca avançada
Ano de início
Entree


Retratos da arte e do artista: projeto autobiográfico de José Saramago

Texto completo
Autor(es):
Adriana Marcon
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Assis. 2014-08-13.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis
Data de defesa:
Orientador: Sandra Aparecida Ferreira
Resumo

Esta dissertação propõe uma análise de Manual de Pintura e Caligrafia (1977) e As Pequenas Memórias (2006), do escritor português José Saramago, procurando destacar suas singularidades, semelhanças e diferenças. Objetiva-se mostrar como o romance Manual de Pintura e Caligrafia, por possuir laivos autobiográficos, é prenúncio do retrato da arte/escrita exercida por Saramago na sua produção literária vindoura, enquanto As Pequenas Memórias, sua autobiografia propriamente dita, exibe o retrato do artista/escritor nos tempos juvenis. Com a escolha dessas obras que representam, respectivamente, o ponto inaugural e o porto de chegada de um projeto autobiográfico que é também literário, pretende-se evidenciar as tensões de gêneros instaladas na autobiografia quando produzida por um ficcionista, bem como a presença de indícios autobiográficos na elaboração de um romance. Para cumprir este propósito, recorreu-se a um aporte teórico-metodológico pautado na fortuna crítica saramaguiana, na reflexão sobre os gêneros romanesco e autobiográfico e nos estudos de análise estrutural da narrativa. Após um caminho minucioso de reflexões acerca dos objetos que presidem a dissertação, efetua-se a comparação entre as narrativas estudadas, evidenciando-se os pontos de semelhança e de contraste entre ambas (AU)

Processo FAPESP: 11/13770-3 - O projeto autobiográfico saramaguiano em manual de pintura e Caligrafia e as pequenas memórias
Beneficiário:Adriana Marcon
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado