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Blog educacional para o ensino das danças folclóricas a partir do currículo de educação física do estado de São Paulo

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Autor(es):
Irlla Karla dos Santos Diniz
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Rio Claro. 2014-08-13.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro
Data de defesa:
Orientador: Suraya Cristina Darido
Resumo

A dança enquanto um dos conteúdos da cultura corporal ainda enfrenta dificuldades para adentrar os muros da escola. Os professores de Educação Física por não possuírem experiências com este tema, tanto antes como após a graduação, ainda enfrentam limitações para tratá-lo de modo contextualizado. O currículo, resultante de uma seleção no interior da cultura, faz um recorte dos conhecimentos que devem ser tematizados na escola, oferecendo aos professores um panorama geral dos conteúdos, atuando como norteador dos componentes curriculares. O Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo, instaurado recentemente, apresenta a dança como um de seus conteúdos, no entanto, o tratamento didático-pedagógico oferecido parece sintetizado em alguns momentos. Assim, foram investigadas algumas possibilidades pedagógicas para contribuir com o trabalho do professor que já enfrenta tantas dificuldades no ambiente escolar. Diante do novo contexto que se instaura, procurou-se investir na utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) para disponibilizar aos professores conhecimentos e possibilidades complementares para o tratamento da dança em suas aulas. As TIC no contexto educacional podem viabilizar uma elaboração mais ampla do conhecimento, expandindo as fontes de informação, e propiciando ao professor tratar um conteúdo que muitas vezes não está presente no interior das aulas de Educação Física. Portanto, o objetivo deste estudo foi elaborar e avaliar um material didático complementar ao Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo, sob a forma de um blog educacional que subsidiasse o trabalho do professor no conteúdo de danças folclóricas proposto para o sétimo ano do ensino fundamental. Este material foi publicado e divulgado sob a forma de um blog educacional, que, posteriormente foi avaliado por seis professores de Educação Física do Estado de São Paulo. Ademais, dois.. (AU)

Processo FAPESP: 12/18436-7 - Blog educacional para o ensino das danças folclóricas a partir do currículo de educação física do estado de São Paulo
Beneficiário:Irlla Karla dos Santos Diniz
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado