Busca avançada
Ano de início
Entree


Efeitos da maturação biológica sobre o custo energético, potência aeróbia, máximo déficit acumulado de oxigênio e performances de nadadores

Texto completo
Autor(es):
Maria de Souza Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Rio Claro. 2014-08-13.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro
Data de defesa:
Orientador: Marcelo Papoti; Claudio Alexandre Gobatto
Resumo

O objetivo do estudo foi investigar os efeitos da maturação biológica sobre o custo energético (CE), potência aeróbia máxima (VO2PICO), máximo déficit acumulado de oxigênio (MAODRED) e performances de nadadores pertencentes às categorias petiz, infantil, juvenil, júnior e sênior que foram classificados de acordo com a idade biológica Para contemplar esses objetivos dos estudos foram avaliados um total de 43 nadadores de nível estadual e nacional (nove no estudo 1 e 34 no estudo 2). No estudo 1 os nadadores realizaram dois esforços máximos de 400 metros nado livre para mensurar o pico do consumo de oxigênio (VO2PICO) através da técnica da retro extrapolação por dois analisadores de gases: Quark (PFT, Cosmed, Roma Itália) e VO2000 (MedGraphics). A contribuição energética anaeróbia alática (CeALA) e lática (CeLAT), (MAODRED) também foram determinadas. A CeLAT e o P400, não apresentaram diferenças significativas e foram correlacionados entre os dois analisadores de gases, a CeALA apresentou diferença significativa. No primeiro estudo conclui-se que as comparações dos dados provenientes desses dois analisadores de gases devem ser realizadas com cautela. Os 34 nadadores do estudo 2 realizaram um esforço máximo de 400 metros para determinação do CE, CeALA, CeLAT ,VO2PICO, MAODRED, por meio da técnica de retro extrapolação. O consumo de oxigênio foi mensurado pelo analisador de gases Quark (PFT, Cosmed, Roma Itália) (1º Dia). Nos dias subseqüentes foram realizados esforços máximos de 100 e 200m e foram determinados o comprimento de braçada (CB), a freqüência de braçada (FB) e o índice de braçada (IB). O tempo foi registrado a cada 25m para todas as distâncias. A composição corporal determinada pela dual energy x-ray absorptiometry (DEXA). A classificação da maturação biológica foi realizada de acordo as pranchas de Tanner. Os nadadores foram classificados nos estágios dois (P2, n=4), três... (AU)

Processo FAPESP: 11/16897-4 - Efeitos da maturação biológica sobre o custo energético, potência aeróbia, máximo déficit acumulado de oxigênio e performance de nadadores.
Beneficiário:Maria de Souza Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado