Busca avançada
Ano de início
Entree


Aspectos moleculares do efeito do fator de transformação de crescimento-beta1 (TGF-β1) nas vias de sinalização na biomineralização in vitro.

Texto completo
Autor(es):
Tatiani Ayako Goto Donato
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Victor Elias Arana Chavez; Alison Colquhoun; Patricia Gama; Arnaldo Rodrigues dos Santos Junior; Mario Sergio Soares
Orientador: Victor Elias Arana Chavez
Resumo

Este estudo in vitro teve como objetivo avaliar os efeitos moleculares do TGF-β1, com diferentes períodos de suplementação, sobre a formação do fenótipo osteogênico das células MC3T3-E1, comparando-os com células tratadas com AA+β-GP suplementados com Dex e/ou TGF-β1, sem e com a neutralização dos receptores de TGF-β1. A expressão gênica do próprio TGF-β1 e Smad3 foram analisadas, bem como, a diferenciação das células osteogênicas e a biomineralização. As células tratadas com TGF-β1 sem neutralização de receptores apresentam efeito inibitório nos estágios mais avançados da diferenciação dos osteoblastos e da biomineralização in vitro, mas expressarem alguns marcadores importantes envolvidos na mineralização. Observaram-se nódulos de mineral em todos os tratamentos das células que tiveram os receptores de TGF-β1 neutralizados, mas houve uma diminuição na expressão de alguns genes. Os resultados confirmam a complexidade da via de sinalização do TGF-β1, mostrando que existem lacunas para que seja entendido o mecanismo dessa molécula na biologia osteoblástica. (AU)

Processo FAPESP: 10/00352-6 - Aspectos moleculares do efeito do fator de transformação de crescimento - beta 1 (TGF-b1) e de glicocorticóides nas vias de sinalização na biomineralização in vitro
Beneficiário:Tatiani Ayako Goto Donato
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado