Busca avançada
Ano de início
Entree


Um novo ensino para outra prática: Rural Studio e Canteiro Experimental, contribuições para o ensino de arquitetura no Brasil

Texto completo
Autor(es):
Tomaz Amaral Lotufo
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/SBI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Nabil Georges Bonduki; João Marcos de Almeida Lopes; Reginaldo Luiz Nunes Ronconi
Orientador: Nabil Georges Bonduki
Resumo

Esta dissertação trata de questões relativas à experimentação prática no processo de ensino-aprendizagem nos cursos de arquitetura e urbanismo. Com a perspectiva de contribuir com o ensino de arquitetura no Brasil, foram escolhidas para análise duas realidades: a Universidade de São Paulo, no Brasil, com foco nas disciplinas da FAUUSP em que há o desenvolvimento do espaço pedagógico do Canteiro Experimental; e nos Estados Unidos, em comunidades pobres do Alabama, com base no método de trabalho do Rural Studio, da Universidade de Auburn. O Canteiro Experimental da FAUUSP é um equipamento pedagógico e uma proposta metodológica de ensino desenvolvido nos últimos quinze anos, dentro das atividades curriculares práticas construtivas com os alunos. O Rural Studio é um projeto pedagógico formado por estudantes e professores, com metodologia de trabalho de um laboratório de ensino e extensão, que desenvolve com a comunidade beneficiada projetos e depois construções de casas e espaços coletivos para assentamentos pobres do sul dos Estados Unidos. O trabalho analisa a influência desses processos educativos na formação de um arquiteto com prática profissional direcionada à população atualmente desatendida, considerando a importância fundamental da educação na promoção de transformações sociais. Para isso, a pesquisa abordará em um primeiro momento a relação da evolução dos movimentos de moradia, das políticas públicas habitacionais no Brasil e as teorias do grupo \"Arquitetura Nova\" com as iniciativas decorrentes nas Escolas de Arquitetura como os Laboratórios de Habitação e Canteiros Experimentais. Em seguida, analisará o Canteiro Experimental da FAUUSP, procurando entender como este espaço de práticas construtivas pode ser estendido a atividades dentro de comunidades. Para, enfim, fazer uma análise do grupo americano e compreender as possíveis contribuições que podem ser incorporadas à realidade brasileira. Ao resgatar experiências inovadoras, o presente projeto visa ainda contribuir para uma necessária renovação do ensino de arquitetura no Brasil, aproximando a teoria da prática construtiva e a Universidade da comunidade. (AU)

Processo FAPESP: 11/04824-2 - Rural Studio: contribuições para o ensino de arquitetura no Brasil
Beneficiário:Tomaz Amaral Lotufo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado